quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Séries Boas + FInal = Medo

Exatamente! Quem nunca teve aquela série foda, expetacular, sensacional, inxeplicavelmente demais??? Todo mundo já teve, isso é quase como uma religião. Sempre surge aquela série que faz você parar literalmente tudo o que você está fazendo quando está na hora dela ser trasmitida. O problema é que ao mesmo tempo que já se tornou comum termos uma série e esta mesma ter uma história forte, intrigante e envolvente é motivo de tensão e perigo. Já repararam a tendência que séries boas ( e principalmente quando atingem um alto grau de sucesso) tendem a acabar uma merda, sem nexo algum e com perguntas sem serem respondidas? Este é por exemplo o caso da série KYLE XY.
A série era expetacular em todos os sentidos, uma história diferente, envolvente e não tinha quem não se tornasse fã de carteirinha do personagem principal, Kyle. Quem acompanhou a série sabe do que estou falando, era praticamente impossível não torcer pelo personagem, praticamente impossível não se angustiar com determinados momentos da série. E assim foi até que simplesmente do nada, ao chegar na 3ª temporada, a série foi cancelada. Sem qualquer motivo aparente e ainda feito às pressas, a série que tinha tudo para ser um dos marcos do século se tornou algo deplorável, triste e decepcionante. Várias perguntas ficaram sem respostas, Kyle se torna praticamente o coadjuvante quando desde o início ele era o personagem principal da trama, fora as linhas soltas que deixaram a história completamente sem nexo. Infelizmente, Kyle foi um dos exemplos que atendem à matemática descrita no título do post.

Outra série que causou furor durante longos anos a nível mundial, foi LOST. Decidiamente uma série que soube muito bem reaproveitar a antiga fórmula "um grupo de pessoas perdidas numa ilha deserta" e dar toques atuais que perpetuaram durante toda a trama. Com uma história envolvente e suspenses que simplesmente prendiam o telespectador, LOST foi uma das franquias mais rentáveis da história no quesito "séries televisivas" e ganhou inúmeros prêmios.

Depois de seis temporadas emocionantes, a série ainda foi aclamada pois o último capítulo da série teria sido o mais caro da história dos episódios de uma série televisiva. Com essa informação fortemente divulgada e perpassada, com certeza os fãs ficaram animados e cada dia mais ansiosos pelo tão aguardado Gran Finale. Acreditaram que seria um final realmente grandioso, inovador e que todas as suas perguntas seriam devidamente respondidas no episódio final, o que de fato era o que se esperava. Explicações coerentes à todas as tramas propostas pela franquia teriam sido muito mais bem vindas do que um show partuicular de explosões de luz e desabamentos em massa. Os autores pensaram diferente dos fãs, se justificaram dizendo que pensaram em dar um final grandioso centrado às emoções do telespectador e não um fim delineando razões e porquês que ficaram a ver navios. Resultado: decepção em massa. Uma série que apostava no suspense, sendo assim um quebra cabeça semanal, apostar em um final centrado às emoções e não na inteligência do espectador (uma vez que desde o começo a série fazia questão de desafiar a mente de quem assistia) definitivamente não seria bem aceito e de fato não correspondeu às expectativas dos mais assíduos.

E, segundo fontes oficiais, estamos cada vez mais próximos do fim de mais uma série de sucesso a nível mundial e que desde o começo consegue agradar a gregos e boa parte de troianos: SUPERNATURAL (Sobrenatural). A sexta e até então definitiva temporada da série vem me causando um temor alucinante. Depois de experiêcias com Kyle XY e LOST, é de se ficar com o pé atrás com relaçao à trama.

Desde o início, a história de Sam e Dean Winchester mostrou a que veio. Regado a ótimos efeitos visuais, bom enredo e revivendo valores familiares, a trama é um dos principais ícones do momento. As primeiras cinco temporadas chegaram a marcar história devido à audiência que alcançava, ainda mais se tratando de uma série, principalmente no seu país de origem, do qual as pessoas não estão acostumadas a se sentirem presas a algo, ainda mais a uma história. Entretanto, ao mesmo tempo que SUPERNATURAL seguiu todas as linhas para traçar uma história de sucesso, também traçou todas as linhas que suas irmãs traçaram. E o que amedronta é que realmente siga isso até o fim e nos decepcione com o final. Eric Kirpke, criador da série e showrunner da mesma até a quinta temporada, ja informou que a partir da sexta parte da história dos irmãos continuará participando da série mas apenas como produtor executivo. O desenrolar da carruagem agora fica a cargo de Sera Gamble, iniciante do qual a produtora da série aposta todas as suas fichas. É de se questionar se uma iniciante terá o mesmo cacife pra conduzir uma série do porte de SUPERNATURAL até o final sem decepcionar. Parece que é uma lei, toda série boa tende a terminar uma porcaria e a trama de Kirpke dá indícios de que não fugirá à regra.

Só o que nos resta é rezar e muito para que Sobrenatural quebre esse tabu e nos surpreenda com um final realmente grandioso e inesquecível.

0 comentários: